Quem somos?

O projeto World Pendulum Alliance (WP@ELAB) é uma iniciativa de três anos aprovada para financiamento no âmbito do Erasmus + – KA2 Cooperação para a Inovação e o Intercâmbio de Boas Práticas – Capacitação no Campo do Ensino Superior da Comissão Europeia. O projeto é coordenado pelo Instituto Superior Técnico (IST) – Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal).

O WP@ELAB visa melhorar a qualidade do ensino superior, nas áreas de matemática e ciências, por meio da implantação de uma rede global de experimentos remotos.

Como objetivos específicos, podemos designar:

• Configure a rede da World Pendulum Alliance.
  • Proporcionar atividades de treinamento para capacitação no uso de novos recursos de aprendizagem: experimentos remotos.
  • Promover a cooperação entre a União Européia (UE) e os países parceiros.
  • Criação de Massive Open On-line Courses (MOOCs) relacionados com a experiência do Pêndulo Mundial ao serviço da educação em ciências, matemática e na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
  • Lançamento de um kit de ferramentas para experimentos remotos, promovendo o desenvolvimento e a educação em metodologias de TIC.
  • Contribuindo para o desenvolvimento de Laboratórios remotos.

O projeto alcançará estes objetivos através da implantação de uma rede compartilhada internacional operada e explorada por todas as instituições de ensino superior (IES) da UE e países parceiros. O Projeto está fortemente relacionado com as ferramentas de aprendizagem tecnológica das IES, os conteúdos de acesso público aberto e atrativo para o desenvolvimento de hardware, microprocessadores e software. A ênfase será colocada na ligação de metodologias e abordagens pedagógicas com práticas baseadas nas TIC. A implantação do pêndulo não se limita às IES, podendo incluir escolas secundárias, museus e outros espaços públicos, respondendo assim a uma necessidade evidente que os países da América Latina têm de aumentar o conhecimento dos alunos em ciências e matemática.