Metodologia e pacotes de trabalho

O projeto está desenvolvendo as seguintes atividades:

WP1- Preparação. Melhorar o conhecimento abrangente sobre o pêndulo e suas diferenças locais, regionais, nacionais e transnacionais, através da apresentação dos parceiros da UE sobre o conhecimento do pêndulo e os respectivos relatórios de referência, Desenvolvimento de um guia de referência para os usuários do E-Lab para apoiar todos instituições e usuários que desejam utilizar o WPA em um futuro próximo, a implantação dos pêndulos no aparelho Experimental e o suporte de soluções tecnológicas e portal web

WP2- Centros de divulgação científica. O desenvolvimento consistirá em 3 fases distintas: arranque, utilização e divulgação da rede (WPs 2 a 4). Na 1ª Etapa (WP2) será considerada a distribuição e montagem do aparelho Pendulum e os testes ou atividades piloto, para teste da rede. A criação de MOOCs Multilanguage também será decisiva na criação de alguns materiais relacionados para enfatizar os objetivos do projeto. Ainda na etapa 1s, será processada a Identificação e implantação de melhorias, que serão corrigidas na 2ª etapa.

WP3-Usando a rede. A 2ª Etapa – Desenvolvimento de Capacidades no uso da rede, permite aos parceiros lançar sessões Remotas e presenciais, testar MOOCs e ter uma análise mais completa das melhorias aplicadas após a 1ª etapa do processo de compilação.

Crescimento da rede WP4. O desenvolvimento da Fase 3 permite que o projeto estenda a compreensão e o uso da rede para outras populações-alvo, ou seja, através de alguns contextos em escolas secundárias (por exemplo, os kits de ferramentas permitem que os alunos construam pêndulos em um contexto real). Os MOOCs serão estendidos a toda a comunidade mundial dentro da experiência sul-americana. As condições para a sustentabilidade do projeto serão criadas por meio de reuniões com as partes interessadas públicas e não públicas relevantes nos países da América do Sul, como órgãos científicos ou governamentais relevantes e o lançamento de um plano de crowdfunding. O repositório eletrónico será fundamental para a solidificação dos materiais acumulados no consórcio e para criar as condições para ter mais materiais externos e contribuir para o acesso aberto, dados abertos e ciência aberta, em consonância com as políticas da Comissão Europeia.

WP5- Controle de qualidade. As atividades de controle de qualidade serão decisivas para garantir a qualidade do projeto, por meio de avaliações internas e externas e processos de peer review.

WP6-Diffusion. Na divulgação teremos o conjunto de iniciativas decisivas para a promoção da ciência sem fronteiras, através de conteúdos educativos distribuídos em todos os locais, a organização de 2 congressos internacionais, a produção de kits de ferramentas para a divulgação da ciência nas escolas secundárias. , as oficinas locais de sensibilização das instituições envolvidas nos países da América do Sul, as ações essenciais de formação de professores e bolsistas para a futura divulgação de pêndulos e experimentos e a atualização do portal web e plataforma tecnológica. Neste WP, acontecerão as 4 sessões de treinamento (em Santiago do Chile, Rio de Janeiro, Cidade do Panamá e Bogotá), uma em cada país da América do Sul e as 4 reuniões transnacionais abertas a todas as instituições de ensino de cada país (Concepción, Ilhéus – Bahia, Cidade do Panamá e Bogotá).

WP7- Gestão. Teremos 8 reuniões de projeto em Lisboa, Funchal, Barcelona, ​​Santiago do Chile, Rio de Janeiro, Marselha, Ponta Delgada e Brasília, abrangendo também os aspectos financeiros do consórcio.